quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alimentação de Canários

Como alimentar meu canário?

Todos sabemos que o canário é um pássaro granívoro, e que uma mistura de sementes composta de alpiste, colza, aveia, linhaça, níger, nabão entre outras, é, por si só, suficiente para manter o canário bem alimentado e saudável por toda a sua vida.
O nosso problema começa quando pretendemos usar estes canários para procriação. Neste processo as exigências alimentares são maiores, havendo necessidade de complementação alimentar.
Há alguns anos, a decisão sobre a complementação alimentar a ser utilizada era, quase sempre, baseada no sucesso de algum criador amigo.
A farinha de rosca, farinha láctea, neston e fubá de milho eram, com freqüência, componentes da "fórmula mágica" que utilizávamos sem conhecimento dos princípios nutritivos destes alimentos e das necessidades dos canários.
Eram verdadeiras "farinhadas", definidas sem nenhum critério técnico mas, mesmo assim, guardadas a sete chaves e passadas como importante segredo, responsável pelo sucesso da criação.
Com o crescimento da canaricultura, foram disponibilizadas no mercado dezenas de rações comerciais (não mais farinhadas), com base nos melhores conceitos de nutrição animal, para atender às diversas necessidades.
E agora? Com tanta alternativa, como escolher o que é melhor para nossos canários?
Este é o tema deste artigo.

Fases da vida dos canários x Necessidades nutricionais
Como todo ser vivo, nossos canários têm necessidades diversas em função da etapa de vida que estão experimentando.
Durante a criação - fase mais crítica - de esforço intenso por parte das fêmeas, e necessidades específicas de crescimento e formação dos filhotes, a necessidade por determinados nutrientes é muito maior, por exemplo, do que durante a fase de repouso, logo após a muda.
Na muda, com formação e troca intensa das penas, e alterações significativas no metabolismo das aves, também as necessidades são bem diversas das outras fases.
Em resumo: os alimentos fornecidos aos nossos canários devem ser ajustados e adequados, o mais possível, às solicitações de seu organismo, nas diversas etapas da sua vida. O que significa rações diferentes para diferentes épocas.
De maneira simplificada podemos definir como pelo menos três as fases mais importantes, em que a alimentação deve ser ajustada: criação, muda e repouso.

Alimentos x Princípios nutritivos x Ração balanceada
Alimento é um composto de nutrientes, com seus efeitos sobre o organismo medido por princípios nutritivos.
Ração balanceada é aquela em que os diversos princípios nutritivos estão em tal proporção que a mistura atenda de forma completa a todas as necessidades nutricionais do canário.

Complicado, não é?

Bom, é um trabalho para o técnico nutricionista. Aquele que vai formular a ração que nós vamos usar.
Nosso problema passa a ser o de se escolher, entre as rações disponíveis, a que melhor atende às necessidades do canário naquele momento.

Nutrientes ou princípios nutritivos - o que significa isto?
Princípios nutritivos ou nutrientes são classificações usadas para os diversos tipos de alimentos de forma a definir os efeitos destes sobre o organismo.
Eles são: proteínas, carboidratos, graxas ou lipídeos ou extrato etéreo, fibras, água, sais minerais, vitaminas,aditivos.
As proteínas são essenciais em todas as fases, porém, durante o período da criação, uma insuficiência pode determinar o insucesso do nosso empreendimento.
A velocidade de crescimento dos filhotes, sua saúde, a predisposição com que a fêmea alimenta seus filhotes e o "aprontar" dos casais, está relacionado à adequação do teor das proteínas nesta fase.
Os carboidratos e lipídeos fornecem energia. A água, bem como os sais minerais e as vitaminas, são essenciais ao metabolismo e ao funcionamento adequado do organismo.
Os teores dos diversos princípios nutritivos estão expressos nas embalagens das melhores rações comerciais, e serão elemento importante no processo de avaliação e escolha da ração a ser usada.
DICA PARA PRINCIPIANTES
A alimentação complementar dos filhotes deverá ser ministrada, mais ou menos vezes, dependendo da freqüência com que a fêmea alimenta os mesmos.

Fonte: Márcio Fernandes
Juiz OBJO

Um comentário:

  1. procuro canario belga para compra sou da regiao de patrocinio minas gerais.por favor retorne agradecido

    ResponderExcluir